Disciplinas

DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS


1) Para ambas as linhas

Teoria e Metodologia da Museologia (04 cr)

Abordagem teórico-filosófica do Museu enquanto fenômeno e da Museologia como campo disciplinar. Aspectos teórico-metodológicos da Museologia. Relação com outros campos do conhecimento. Fundamentos para a construção de uma Teoria do Museu. Museologia, ciência e filosofia. Museologia e Arte. Museologia e ética. Museu Interior. Museu Universal. Museu Virtual.


Teoria do Patrimônio (04 cr)

Abordagem téorico-filosófica do Patrimônio natural e cultural, propiciando os fundamentos para uma Teoria do Patrimônio. Patrimônio integral: natureza, sociedade e representação. Aspectos filosóficos, políticos e éticos da preservação do patrimônio. Patrimônio mundial: o papel da UNESCO e outras organizações. Política ambiental e patrimonial. Metodologias de preservação e conservação de patrimônio. Documentação e interpretação do patrimônio material e imaterial. Museologia e os Novos Patrimônios.


Museologia, Patrimônio, Documentação e Informação (04 cr)

Documento e informação: conceitos e abordagens em diferentes áreas. Documento e informação na Museologia. A Sociedade da Informação e do Conhecimento e o impacto das novas tecnologias nos paradigmas de informação. Modelos e formatos de documentação e informação de objetos museológicos segundo a sua natureza: aplicações no Brasil e no exterior e instituições produtoras. Informação em Arte. A documentação / registro do patrimônio material e imaterial. A terminologia de museus no ciberespaço: convergências e divergências conceituais: museus digitais, virtuais, eletrônicos, na Web etc. Ferramentas tecnológicas para recuperação, acesso e uso da informação em museus.


2) Para mestrado

Pesquisa Dissertação I e II (2cr cada)

Após dois semestres, cumpridos os créditos das disciplinas acima, da(s) optativa(s) e da(s) eletiva(s) os alunos deverão matricular-se em Pesquisa/dissertação. Para o Mestrado, deverão ser cumpridos 02 módulos de pesquisa-dissertação, correspondentes a 04 créditos no total.

Defesa de Dissertação (8 cr)


3) Para doutorado

Pesquisa Tese I, II, III e IV (3cr cada)

Após quatro semestres, cumpridos os créditos das disciplinas acima, da(s) optativa(s) e da(s) eletiva(s) os alunos deverão matricular-se em Pesquisa/tese. Para o doutorado, deverão ser cumpridos 04 módulos de pesquisa-tese, correspondentes a 12 créditos no total.

Defesa de Tese (12 cr)


4) Somente para a linha 1

Museologia e Comunicação (04 cr)

Museu como signo. Análise do Museu nos sistemas de representação das diferentes sociedades. Museu e olhar social. Museu como produtor de mensagens. Teoria do Objeto. Museu e Linguagem: representação e análise da informação. Museologia e Sistemas Simbólicos. Critérios semiológicos. Terminologia da Museologia. Discurso museológico - constituição e análise. A exposição como discurso. Museu e comunicação de massa. Museologia e novas tecnologias da informação e da comunicação.


5) Somente para a linha 2

Museologia e Conservação (04 cr)

Análise teórico/prática das metodologias de conservação de conjuntos patrimoniais e de acervos. Patrimônio material e imaterial. Teoria da Conservação. O ICCROM e outros organismos vinculados à conservação. Museus, bibliotecas e arquivos. Conservação de coleções.


DISCIPLINAS OPTATIVAS*

* Comuns às duas linhas de pesquisa do Programa

Disciplinas oferecidas para Mestrado e Doutorado


Cultura e Sociedade: itinerários simbólicos (04 cr)

Análise dos itinerários simbólicos que vêm contribuindo para configurar, no tempo e no espaço as diferentes relações entre cultura e sociedade.


Patrimônio, Museologia, Educação e Interpretação (04 cr)

Sujeito e percepção. Abordagem teórico-pedagógica da Museologia e do Patrimônio. Museologia, educação e ação comunitária. Pedagogia da liberdade e da esperança: o museu como formador de mentalidades. Museologia e educação ambiental.


Museologia e Arte (04 cr)

Análise e interpretação da Arte como produto dos processos criativos do Homem, no tempo e no espaço. Musealização do patrimônio artístico: perspectivas mundiais, regionais, nacionais e locais.


Museu: Teoria e Práticas (04 cr)

Dimensão institucional do Museu. O museu como sistema: dinâmica e organização. Funções. Análise das alternativas contemporâneas de gestão de museus. Constituição e desenvolvimento de acervos. Museologia aplicada a acervos. Museologia e patrimônio: acervos nacionais. Metodologia e práticas de gestão comunitária em museus.


Disciplinas optativas oferecidas somente para Mestrado


Seminários de Pesquisa em Museu e Museologia I, II - 04 cr cada

Temas relativos às principais questões do Museu e da Museologia na Atualidade, enfatizando as questões em debate no cenário nacional, latino-americano e internacional, com especial ênfase nas relações entre Museu, Museologia e os novos paradigmas do conhecimento.


Seminários de Pesquisa em Museologia e Patrimônio I, II (Mestrado) - 04 cr cada

Temas relativos às principais relações entre Museu, Museologia, Sociedade e Patrimônio na Atualidade, enfatizando as questões em debate no cenário nacional, latino-americano e internacional, numa perspectiva de reconhecimento das diferenças multiculturais frente aos desafios das novas tecnologias e da globalização.


Museologia, Patrimônio e Desenvolvimento Sustentável (04 cr)

Museu, cultura e sociedade. Análise dos processos sociais em suas relação com o patrimônio e os museus, no tempo e no espaço. Patrimônio, museus e Museologia na sociedade globalizada: perspectivas de desenvolvimento. Museologia, patrimônio, identidades. Consciência planetária, diversidades e o patrimônio do futuro: participação das sociedades na defesa e preservação do patrimônio. Museologia, desenvolvimento urbano e patimônio sustentável. Potencial turístico do patrimônio. Musealização de áreas patrimoniais de interesse turístico. A ética do meio ambiente e do desenvolvimento sustentável.


Tópicos Especiais em Museologia e Patrimônio – 04 cr cada

Os Tópicos Especiais deverão ser trabalhados sob a forma de seminários e/ou cursos de leitura comparada, com temas definidos a cada semestre.


Disciplinas optativas oferecidas somente para Doutorado


Patrimônio, natureza e biodiversidade (04 cr)

Análise das relações entre o humano e a natureza. Patrimônio local e biodiversidade. Diversidade geo-socio-cultural. Patrimônio e sustentabilidade: estratégias mundiais de desenvolvimento.


Seminários de Pesquisa em Museu e Museologia III, IV (Doutorado) - 04 cr cada

Temas relativos às principais questões do Museu e da Museologia na Atualidade, enfatizando as questões em debate no cenário nacional, latinoamericano e internacional, com especial ênfase nas relações entre Museu, Museologia e os novos paradigmas do conhecimento.


Seminários de Pesquisa em Museologia e Patrimônio III, IV (Doutorado) - 04 cr

Estudos avançados sobre as relações entre Museu, Museologia, Sociedade e Patrimônio,enfatizando as questões em debate no cenário contemporâneo, numa perspectiva interdisciplinar.


Tópicos Avançados em Museologia e Patrimônio (Doutorado) - 04 cr

Pesquisas aplicadas, seminários, cursos de leitura e/ou ciclos de debates sobre questões emergentes da Museologia e do Patrimônio.


Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - Unirio   |   Av. Pasteur, 458, Urca - Prédio do CCH, sala 410, Rio de Janeiro, RJ. CEP.: 22290-240