Notícias

Defesa da aluna Miriam Benevenute Santos
Dia 31 de janeiro 2018 às 14h

O Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio (UNIRIO/MAST) têm a satisfação de convidar para a defesa de Dissertação de Mestrado "Os Objetos de Ciência e tecnologia nas Coleções da Marinha: por mares nunca dantes navegados". Orientador: Marcus Granato.
Convite




Nova gestão de professores e pesquisadores em Museologia
Biênio 2018-2019 tem coordenador doutorando do Programa de Pós- Graduação em Museologia e Patrimônio (UNIRIO/MAST)

A nova coordenação da Rede de Professores e Pesquisadores em Museologia para gestão do biênio 2018-2019, foi eleita durante o 3º Seminário Brasileiro de Museologia (SEBRAMUS), realizado no dia 23 de novembro de 2017. Os coordenadores eleitos são Bruno Melo de Araújo (UFPE) - doutorando do Programa de Pós- Graduação em Museologia e Patrimônio (UNIRIO/MAST) - e Verona Segantini (UFMG), tendo como suplentes Monique Magaldi (UnB), e Gleyce Kelly Heitor (UFG).

Segundo a nova coordenação, são grandes os desafios e as propostas apresentadas nesta nova gestão visam a consolidação da rede, adequação de sua estrutura e fortalecimento de suas atividades, a partir das seguintes ações:

- Estimular a divulgação à comunidade acadêmica e ao público em geral das discussões do campo da Museologia, para que se possa fomentar o crescimento e interesse pelo conhecimento museológico;
- Elaborar um site para a Rede de Professores e Pesquisadores em Museologia, aperfeiçoando os mecanismos de divulgação das atividades realizadas e da produção científica no âmbito da Museologia;
- Apoiar a formação e consolidação de Grupos de Trabalho na Rede de Professores e Pesquisadores em Museologia, viabilizando a interação de investigadores que se debrucem sobre diferentes temas ou objetos de pesquisa;
- Estimular a interação dos cursos de graduação e pós-graduação, possibilitando a integração e fortalecimento das instituições e dos campos de estudo; - Organizar o IV Seminário Brasileiro de Museologia – SEBRAMUS/ 2019;
- Estruturar um repositório para disponibilização da produção científica da Rede e do SEBRAMUS;
- Encaminhar as discussões de construção de um estatuto para Rede de Professores e Pesquisadores em Museologia.




PPG PMUS ganha prêmio com melhor dissertação

O Programa de Pós- Graduação em Museologia e Patrimônio (UNIRIO/MAST) recebeu o prêmio de melhor dissertação de mestrado em Ciência da Informação e Museologia do Brasil. A tese vencedora foi "O Fenômeno Gate-keeper: Museologia, compartilhamento e conectividade na sociedade global", defendida em 2016 pela aluna Karina Muniz Viana, e orientada pela Profª Dra. Tereza Cristina Moletta Scheiner.

O anúncio foi feito na última quarta (25) durante a Assembléia Geral da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação, que ocorreu no XVIII Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação (ENANCIB), em São Paulo.

A dissertação vencedora investiga o processo de empoderamento do individuo globalizado, que transita autonomamente pelas tecnologias digitais/virtuais por intermédio de aparelhos móveis pessoais e aplicativos individuais de ressonância coletiva, e analisa as diferentes formas de apropriação que o indivíduo desenvolve neste contexto, frente às práticas da Museologia tradicional, bem como as variadas formas com que opera esses dispositivos para resignificar o Museu.




Aula Inaugural Segundo Semestre de 2017 - PPG PMUS
11º Aniversário do Programa de Pós-graduação em Museologia e Patrimônio

Programação
Currículo Profª Drª Beate Reifenscheid

Data: 28 de julho de 2017
Horário: 14h
Local: Auditório do prédio Anexo do MAST
Rua General Bruce, 586, São Cristóvão
Rio de Janeiro, RJ

Haverá transmissão pela internet a partir da página do MAST.
convite




XII Semana de Integração do Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio – PPG-PMUS (UNIRIO/MAST - 2017)

Entre o dia 06 e 10 de março ocorreu a XII SEMANA DE INTEGRAÇÃO DO PROGRAMA DE PÓSGRADUAÇÃO EM MUSEOLOGIA E PATRIMÔNIO – PPG-PMUS, uma parceria entre UNIRIO e Museu de Astronomia / MAST. Durante a semana o evento contou com a Aula Inaugural ministrada por Teresa Toca Porraz – Doutora em Conservação e Restauração de Patrimônio Histórico e Artístico, formada pela Universidad Politecnica de Valencia, Espanha. A Semana terminou com a visita dos novos pró-graduandos à ILHA FISCAL, na Baía de Guanabara, cujo acervo é coordenado pela Comandante Mirian Benevenute, museóloga da Marinha, discente do Curso de Mestrado do PPG-PMUS/UNIRIO-MAST.
Veja a foto clique aqui




Defesa da aluna Eliane Marchesini Zanatta

A Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) têm a satisfação de convidar para a defesa da Tese de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio: "Subjetividade e objetividade: as decisões nos processos de conservação e restauração dos bens culturais".
Convite




Lançado novo número do periódico Museologia e Patrimônio (v.10, n.1)

É com grande satisfação que apresentamos o primeiro número de Museologia e Patrimônio de 2017, que traz contribuições nas seções de Artigos, Relatos de Experiências e Resumos de teses e dissertações, perfazendo um conjunto interessante e diversificado de temas. Para visitar a revista clique aqui




Aula Inaugural Primeiro Semestre de 2017 - PPG PMUS (UNIRIO/MAST) e PPACT (MAST)

Tema: Desafios da Conservação no Mundo Contemporâneo
Conferencista: Profa. Dra. Teresa Toca Porraz
Breve currículo: Doutora em Conservação e Restauração de Bens Culturais pela Universitat Politècnica de València. Desde 1986, é Professora Emérita da Cátedra CRECÍ, da Unesco. Ministrou disciplinas em várias instituições de ensino superior como Instituto Superior de Arte.Habana/Cuba; Escuela de San Carlos da Universidad Nacional de Mexico (UNAM); Universidad Politécnica de Valencia; Universidad Autónoma de Barcelona; Escuela de Conservación y Restauración de Occidente de Guadalajara/México. Foi Diretora da Licenciatura em conservação e Restauração de bens móveis do Instituto Superior de Arte- Habana/Cuba. Prestou assessorias a várias instituições como Museo Bacardi de Santiago de Cuba; Museo Municipal de Matanzas/Cuba; Museo Mausoleo del Che Guevara; Museo de la Revolución. Habana/Cuba; Museo de la Santeria. Municipio de Regla/Cuba; Museo Dardo Rocha, La Plata/Argentina; Escuela Superior de Museologia. Rosario/Argentina; Universidad de Granada/España; Museo Víctor Meirelles. Florianopolis/Brasil; Museo Virreinal, Puebla/México; Museo del Banco Nacional del Ecuador; Museo Imperial, Petropolis/Brasil. É professora aposentada da Universidad Nacional de Mexico (UNAM) e atualmente é assessora em conservação de bens culturais do Museo del Alfeñique- Puebla/México.

Data: 08 de março de 2017
Horário: 14h
Local: Auditório do prédio Anexo do MAST
Rua General Bruce, 586, São Cristóvão
Rio de Janeiro, RJ

Haverá transmissão pela internet a partir da página do MAST.




Defesa da aluna Rita de Cássia de Mattos

O Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio - PPG-PMUS tem a satisfação de convidar para a defesa da Dissertação “Coleções Públicas de Arte: formação e desenvolvimento de um patrimônio publico. Coleção BANERJ, um patrimônio público”.
Convite




Lançado o volume 14 do MAST Colloquia (MAST:30 anos de parcerias)

Os conteúdos dos capítulos que integram a coletânea foram originalmente apresentados na forma de palestras ao longo do ano de 2015.
Para ler a matéria completa clique aqui




Tese defendida no PPG-PMUS recebe Menção Honrosa do Prêmio CAPES de Teses

O evento de entrega dos prêmios acontecerá em Brasília, no dia 14 de dezembro de 2016, na sede da CAPES, às 18 horas.
Para ler a matéria completa clique aqui




Simpósio reúne pesquisadores estrangeiros no Museu de Astronomia

Evento marcou os 10 anos do Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio. Fruto de uma parceria entre o MAST e a UniRio, iniciativa já formou 97 mestres e 9 doutores .
Para ler a matéria completa clique aqui




Simpósio internacional no MAST discute ensino da Museologia

Segundo dia é marcado por debates sobre programas de pós-graduação no Brasil e no exterior. Evento termina amanhã, dia 31.
Para ler a matéria completa clique aqui




Começa o Simpósio Internacional de Museologia no MAST

Evento marca os dez anos do Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio do Museu de Astronomia.
Para ler a matéria completa clique aqui




Lançado Novo Número de Museologia e Patrimônio - revista eletrônica do PPG-PMUS

Comemorando os dez anos do Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio (UNIRIO/MAST), foi lançada hoje (25 de agosto) um novo número da revista eletrônica do Programa. Trata-se do volume 9, número 2, trazendo na capa uma imagem do Castelinho (Parque Zoobotânico do Museu Paraense Emílio Goeldi), em foto de Lilian Suescun Flórez, doutora pelo PPG-PMUS. A revista conta com textos inéditos de pesquisadores brasileiros, portugueses e espanhóis, sendo 9 artigos, 3 relatos de experiência e vários resumos/abstracts de teses e dissertações já defendidas.
Para ter acesso à revista clique aqui




XXIV Conferência Geral do Conselho Internacional de Museus - ICOM 2016

A cada três anos o ICOM organiza uma Conferência Geral. Em 2013, realizou-se no Rio de Janeiro, em 2010 em Shanghai (China) e em 2016 será em Milão, na Itália. Em cada evento é escolhido em tema geral e nesse ano será "Museums and Cultural Landscapes building up a Cultural Heritage" - Museus e Paisagens Culturais construindo o patrimônio cultural.
Para mais detalhes visite o site




IV Seminário Internacional Cultura Material e Patrimônio de C&T

O evento é aberto a todos aqueles interessados na preservação, documentação e uso do patrimônio cultural de C&T entendido em amplo espectro. Inclui-se aqui o conhecimento científico e tecnológico produzido pelo homem, além de todos aqueles objetos (inclusive documentos em suporte papel, coleções arqueológicas, etnográficas e espécimes das coleções biológicas) que são testemunhos dos processos científicos e do desenvolvimento tecnológico, além das construções arquitetônicas produzidas com a funcionalidade de atender às necessidades desses processos e desenvolvimentos.

O Seminário se realizará no Auditório do Prédio Anexo do MAST situado à Rua General Bruce, 586 - São Cristóvão e incluirá a publicação de textos completos em anais eletrônicos.

Datas importantes

Submissão de resumos: até 27 de junho, 2016.
Resposta do Comitê Científico: até 11 de julho de 2016
Envio dos textos completos: até 16 de setembro de 2016
Resposta da avaliação dos textos pelo comitê Científico: até 07 de outubro de 2016
Envio dos textos finais pelos autores: até 31 de outubro de 2016




M&P indexada em duas novas bases de dados internacionais

A partir de uma iniciativa de seus editores científicos, a revista consegue dessa forma estar disponível para um maior número de leitores. Pretende-se ampliar a indexação para mais duas bases internacionais ainda em 2016.




Cartilha de Preservação do patrimônio Arqueológico metálico já disponível no site do MAST

A cartilha está disponível no site do MAST de forma gratuita e também foi produzida na forma impressa para distribuição nos cursos de arqueologia e nas regionais do IPHAN.




IV seminário Preservação de Patrimônio Arqueológico

O Museu de Astronomia e Ciências Afins, unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação tem o prazer de realizar o IV Seminário Preservação de Patrimônio Arqueológico. O evento é aberto a todos interessados em discutir os variados aspectos da preservação desse patrimônio. Incluem-se assim temas como conservação, musealização de coleções arqueológicas, uso de técnicas analíticas aplicadas à preservação, documentação, gestão, educação patrimonial, salvaguarda e outras.


Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - Unirio   |   Av. Pasteur, 458, Urca - Prédio do CCH, sala 410, Rio de Janeiro, RJ. CEP.: 22290-240