Professores

DOCENTES DO QUADRO PERMANENTE - PPG-PMUS


Prof. Dr. Bruno César Brulon Soares (UNIRIO)
Bacharel em Museologia (2006), Licenciado e Bacharel em História (2011) pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO; Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio - UNIRIO/MAST (2008); Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal Fluminense - UFF (2012). Professor Adjunto dos Cursos de Museologia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO. Coordenador do Grupo de Pesquisa Museologia Experimental e Imagem - MEI (desde 2014). Vice-presidente do Comitê Internacional de Museologia - ICOFOM do Conselho Internacional de Museus - ICOM (eleito em 2013 e reeleito em 2016). Membro do Conselho Diretivo do ICOFOM (eleito em 2010 e reeleito em 2013 e 2016). Coordenador do Curso de Museologia Integral (2014-2016). Membro do Corpo Editorial da Revista Eletrônica Jovem Museologia. Membro do Corpo Editorial da Revista Museology and Cultural Heritage da Universidade da Bratislava. Membro votante do ICOFOM, desde 2006. Experiência nas áreas de Museologia, Antropologia e História, com ênfase em: Teoria Museológica, Museologia Experimental, Ecomuseus e Museus Etnográficos, Ensino de Museologia, Transmissão de Patrimônios, História dos Museus e História da Museologia como Campo Disciplinar. Atua, principalmente, nos seguintes temas: Museu, Museologia, Musealização, Sociedade, Patrimônio, Ecomuseu, Museus Etnográficos e Descolonização. Credenciado para mestrado.
Curriculo lattes




Profa. Dra. Deusana Maria da Costa Machado (UNIRIO)
Possui graduação em Geologia pela Universidade Federal do Pará, mestrado em Geologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e doutorado em Geociências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999). Atualmente é professor associado nível 3 da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro e do Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio (MAST/UNIRIO). Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Paleontologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Paleozóico, Bivalvia, comunidades paleozoicas, patrimônio e educação. É Líder do grupo de Pesquisa PALEOUNIRIO, cadastrado no Departamento de Pesquisa da UNIRIO.
Credenciada para mestrado e doutorado.
Currículo Lattes




Profa. Dra. Diana Farjalla Correia Lima (UNIRIO)
Possui graduação em Museologia: Museus Artísticos e Museus Históricos, MHN/UFRJ; Pós-graduação: Metodologia da Pesquisa em Ciências Sociais INDIPO/FGV, RJ; Especialização: História da Arte e Arquitetura no Brasil, PUC, RJ; Mestrado: Memória Social, UNIRIO; Doutorado: Ciência da Informação (2003), IBICT/ UFRJ. UNIRIO, Professora. Curso de Graduação, Museologia (1996/atual) e Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio (UNIRIO/MAST); Coordenação, Curso de Graduação em Museologia, noturno (2013/ fim nov 2015). CNPq, Pesquisador Produtividade 2: área Museologia (2013-16) e (/2016-19), Pesquisa: Patrimonialização e Musealização - Bem Cultural Imaterial: da sombra ao valor nacional e mundial - CNPq, Grupo de Pesquisa (líder) Campo da Museologia, perspectivas teóricas e práticas, musealização e patrimonialização; CNPq, Consultor ad hoc; Conselho Curador do Museu do Meio Ambiente, Jardim Botânico RJ ( 2013/atual). ENANCIB/ANCIB, Coordenadora eleita: GT Debates em Museologia e Patrimônio (2007), e GT 9 Museu, Patrimônio e Informação (2009/2010, 2011/2012) e vice-coordenadora GT-9 Museu, Patrimônio e Informação (2013/2015). ICOFOM/ICOM, International Committee for Museology//International Council of Museums (conselheira eleita, 2007/2010). Temas de trabalho/teoria e prática: Museologia/Museus e Patrimônio, Musealização e Patrimonialização; Terminologia na Museologia (termos e conceitos ); Acessibilidade em Museus, destaque: Inclusão Social-Pessoa com Deficiência; Museologia e Ciência da Informação: Documentação, Informação e Comunicação em Museus, Informação em Arte; Turismo Cultural.
Credenciada para mestrado e doutorado.
Currículo Lattes




Profa. Dra. Elizabete de Castro Mendonça (UNIRIO)
Possui graduação em Museologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, mestrado e doutorado (2008) em Artes Visuais - com ênfase na linha de pesquisa Imagem e Cultura - pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é professora Adjunta IV, com dedicação exclusiva, do Departamento de Estudos e Processos Museológicos (DEPM) e do Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio (PPG-PMUS) (UNIRIO/MAST). Atua também como professora do Programa de Pós-Graduação em Arqueologia (PROARQ) da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Exerce a função de Diretora da Escola de Museologia da UNIRIO. Membro do Comitê Gestor do Sistema Brasileiro de Museus (SBM/IBRAM) e da Comissão Consultiva do Sistema de Museus do Estado do Rio de Janeiro (SIM-RJ). Tem experiência na área de Museologia. É líder do Grupo de Estudo e Pesquisa do CNPq em Museologia, Conhecimentos Tradicionais e Ação Social (GEMCTAS).
Credenciada para mestrado e doutorado.
Currículo Lattes




Profa. Dra. Helena Cunha de Uzeda (UNIRIO)
Possui graduação em Museologia pela Escola de Museologia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO; Mestrado em História e Crítica da Arte e doutorado em Artes Visuais (2006), ambos pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais - PPGAV, da EBA/UFRJ. Professora adjunto do Departamento de Estudos e Processos Museológicos - DEPM da Escola de Museologia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro/UNIRIO. Professora do Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio PPG-PMUS (UNIRIO /MAST); Coordenadora de Cultura da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UNIRIO. Campo de Estudo: museologia / museografia (técnicas e práticas museológicas: projetos e montagens de exposições); história da arquitetura do Rio de Janeiro; estudos de acervos museológicos (arte sacra, ourivesaria e prataria).
Credenciada para mestrado.
Currículo Lattes




Prof. Dr. Ivan Coelho de Sá (UNIRIO)
Possui graduação em Museologia pela Escola de Museologia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO; graduação em Pintura pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ; mestrado em História da Arte e doutorado em Artes Visuais (2004) pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais - PPGAV, da EBA/UFRJ. Professor Associado 1 do Departamento de Estudos e Processos Museológicos - DEPM e do Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio - PPG-PMUS (UNIRIO/MAST). Foi diretor da Escola de Museologia da UNIRIO, nos períodos de 2005-2009 e 2009-2013. É Decano do Centro de Ciências Humanas e Sociais - CCH/UNIRIO. Tem experiência nas áreas de Museologia, Preservação e História da Arte, com ênfase na metodologia acadêmica e na pintura brasileira do século XIX.
Credenciado para mestrado e doutorado.
Currículo Lattes




Profa. Dra. Luisa Maria Gomes de Mattos Rocha (JBRJ)
Possui graduação em Museologia pela Universidade Estácio de Sá, mestrado em Ciência da Informação pelo convênio IBICT-UFRJ (1999) e doutorado em Ciência da Informação pelo convênio IBICT-UFF (2008). Atuação na área de Museologia, Ciência da Informação e divulgação científica, com ênfase nos temas: patrimônio, musealização, jardim botânico e meio ambiente. Atividade profissional: museóloga do Museu do Meio Ambiente do Instituto de pesquisas jardim Botânico do Rio de Janeiro. Atividade docente: Integra o quadro permanente de professores do Programa de Pós-Graduação em Museolgia e Patrimônio (UNIRIO/MAST); Professora no Curso de Mestrado Porfissional em Divulgação da Ciência, da Tecnologia e da Saúde no Museu da Vida/Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz e Professora no Curso de Especialização em Preservação e Gestão do Patrimônio Cultural das Ciências e da Saúde Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz. Participação em grupos de pesquisa do CNPq: Teoria, Epistemologia e Interdisciplinaridade em Ciência da Informação - IBICT (pesquisador); Comunicação e Divulgação Científicas - IBICT (pesquisador); Ciência, Comunicação & Sociedade - FIOCRUZ (pesquisador); Campo da Museologia, perspectivas teóricas e práticas, musealização e patrimonialização - UNIRIO (pesquisador).
Credenciada para mestrado e doutorado.
Currículo Lattes




Prof. Dr. Luiz Carlos Borges (MAST)
Possui Licenciatura Plena em Letras pela Universidade Federal do Pará, mestrado em Lingüística pela Universidade Estadual de Campinas, doutorado em Lingüística (Análise de Discurso) pela Universidade Estadual de Campinas (1998) e pós-doutorado em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Atualmente é pesquisador titular do Museu de Astronomia e Ciências Afins/MAST-MCTI e professor do Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio (MAST/UNIRIO). Desenvolve pesquisas em História da Ciência, sobre Astronomia Cultural (principalmente sobre a astronomia guarani mbyá e sua mitologia cosmológica), política e discurso científico; e, em Museologia e Patrimônio, sobre política e patrimônio cultural e discurso museológico.
Credenciado para mestrado e doutorado.
Currículo Lattes




Prof. Dr. Marcio Ferreira Rangel (MAST)
Possui graduação em Museologia, mestrado em Memória Social, ambos os títulos obtidos pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro e doutorado em História das Ciências pela Fundação Oswaldo Cruz/COC (2006). Museólogo do Departamento de Museus e Centros Culturais do Instituto do Patrimônio, Histórico e Artístico Nacional/MinC (2006-2009). Atualmente é Pesquisador Titular do Museu de Astronomia e Ciências Afins, Professor Adjunto da Escola de Museologia (UNIRIO) e Professor do Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio (UNIRIO/MAST). Representante do Brasil na reunião de especialistas da UNESCO, para a elaboração da Recomendação para a Salvaguarda do Patrimônio Museológico (2012). Avaliador do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP/MEC para graduações em museologia. Consultor ad hoc do CNPq e da CAPES. Tem experiência na área de Museologia, com ênfase em coleções histórico-científicas, história da ciência, memória e patrimônio. É pesquisador de produtividade 2 do CNPq.
Credenciado para mestrado e doutorado.
Currículo Lattes




Prof. Dr. Marcus Granato (MAST)
Possui graduação, mestrado e doutorado (2003) em Engenharia Metalúrgica e de Materiais (UFRJ). É tecnologista sênior do Museu de Astronomia e Ciências Afins, atuando no cargo de coordenador de museologia DESDE 2004 e professor do curso de mestrado profissional em Preservação de Acervos da C&T (MAST). É vice-coordenador e professor do Programa de Pós-Graduação (mestrado e doutorado) em Museologia e Patrimônio (UNIRIO/MAST). É editor científico do periódico eletrônico Museologia e Patrimônio; consultor ad-hoc do CNPq, da FAPESP, da CAPES, da CYTED, da FAPERJ e foi por dois períodos Jovem Cientista do Nosso Estado (FAPERJ). Tem experiência na área de Museologia, com ênfase em conservação de objetos culturais e patrimônio cultural da ciência e da tecnologia, atuando principalmente nos seguintes temas: museologia, conservação, patrimônio científico - acervos e instrumentos científicos - e divulgação científica. É bolsiata de produtividade 1C do CNPq.
Credenciado para mestrado e doutorado.
Currículo Lattes




Profa. Dra. Maria Amélia Reis (aposentada - UNIRIO)
Possui graduação em História Natural pela UEG, Universidade do Estado da Guanabara - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense e doutorado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2002). Pós-Doutorado e estágio por intercâmbio internacional UNIRIO-UC/PT em Ciências da Educação, com financiamento da FCT/MCTes-PT(2006-2010). É Presidente da Fundação Jorge Duprat Figueredo, Fundacentro/MTE. Professora associada 1 aposentada e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio (UNIRIO/MAST). Membro integrado do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX- CEIS 20 da Universidade de Coimbra.Tem experiência na área de Educação, com ênfase na formação d ocente e currículos específicos em diversos níveis e modalidades da educação. Coordena desde 2002 o Núcleo Inter(trans)disciplinar de Educação, Sexualidade, Saúde e Cultura(s) - NIESC, que engloba os programas e projetos de extensão e pesquisa PROETNO e NEXUS&SEXUS, da UNIRIO. Foi Subsecretaria de Educação e Gestão da SEEDUC/RJ; membro do Conselho Estadual de Educação e presidente da Comissão de Diversidade Cultural e Inclusão do CCE/RJ.
Credenciada para mestrado e doutorado.
Currículo Lattes




Prof. Dr. Mario de Souza Chagas (UNIRIO)
Doutor em Ciências Sociais (UERJ); Mestre em Memória Social e Documento (UNIRIO); Especialização em Aperfeiçoamento de Pesquisadores (Fundação Joaquim Nabuco, FUNDAJ, Brasil); Licenciado em Ciências (UERJ); Bacharel em Museologia - habilitação para Museus de História (MHN). Pesquisador do IBRAM lotado no Museu da República e professor da Escola de Museologia (UNIRIO) e do Programa de Pós Ggraduação em Museologia e Patrimônio (UNIRIO/MAST) em nível de mestrado.
Credenciado para mestrado.
Currículo Lattes




Profa. Dra. Priscila Faulhaber Barbosa (MAST)
Possui graduação em Sociologia e Política pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, mestrado em Antropologia pela Universidade de Brasília e doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (1992). Atuou como pesquisador visitante no IRD (1984), na Universidade Livre de Berlim, no Museu de Etnologia de Berlim (2003) e na Universidade da Califórnia em Los Angeles (2007-2008), quando realizou pós doutorado com bolsa do CNPq. É pesquisador titular do Museu de Astronomia e Ciências Afins e Pesqusador Associado do Museu Paraense Emílio Goeldi, onde atua como Editor Associado de Antropologia do Boletim de Ciências Humanas. É professora na pós graduação em antropologia social da UFAM e do Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio (UNIRIO/MAST). Atualmente desenvolve projeto de pesquisa sobre história da antropologia no Brasil. Tem experiência na área de História da Antropologia, com ênfase em Antropologia Histórica, atuando principalmente nos seguintes temas: fronteiras e colonialismo, movimentos indigenas, objetos fronteiriços e museus.
Credenciada para mestrado e doutorado.
Currículo Lattes




Profa. Dra.Tereza Cristina Moletta Scheiner (UNIRIO)
Possui bacharelado em Museologia pelo Museu Histórico Nacional, com Habilitação para Museus de Ciências; Licenciada e Bacharel em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro ; Mestrado e Doutorado (2004) em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - ECO/UFRJ. É Professor Associado 2, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO; Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio - PPG-PMUS (UNIRIO/MAST); Vice-Presidente do Conselho Internacional de Museus - ICOM (2010/2013, reeleita para 2013/2016); Editora Chefe do periódico MUSEUM INTERNATIONAL; Membro do Conselho Executivo do ICOM (2004/2010); Presidente do Comitê Internacional de Museologia - ICOFOM/ICOM (1998/2000); Criadora e Consultora Permanente do ICOFOM LAM. É pesquisadora da Université Jean-Moulin, Lyon 3; Consultora ad hoc do CNPQ; Membro do Conselho Científico do Museu Paraense Emilio Goeldi. Tem experiência nas áreas de Museologia e Patrimônio e Educação Ambiental, com ênfase em: Políticas Internacionais para Museus e Museologia; Criação e Gestão de Programas de Formação Profissional para Museus; Teoria da Museologia; Teoria do Patrimônio; Planejamento e Desenvolvimento de Exposições. Atua principalmente nos seguintes temas: museu, museologia, sociedade e desenvolvimento, educação ambiental e formação do museólogo.
Credenciada para mestrado e doutorado.
Currículo Lattes


DOCENTES COLABORADORES


Profa. Dra. Aline Rocha de Souza Ferreira de Castro (Museu da Geodiversidade – UFRJ)
Bacharel em Museologia pela UNIRIO (2006); Mestre em Museologia e Patrimônio pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) (2009); Especialista em Acessibilidade Cultural pela UFRJ (2014) e Doutora em Ciências (Geologia) pela UFRJ (2014). Atualmente é museóloga e vice-diretora do Museu da Geodiversidade (MGeo - IGEO - UFRJ), membro do Fórum Permanente UFRJ Acessível e Inclusiva, pesquisadora (colaboradora) do Laboratório de Estudos de Comunidades Paleozoicas (LECP - UNIRIO), professora do Curso de Especialização em Acessibilidade Cultural (UFRJ) e coordenadora da Câmara de Acessibilidade do Sistema Integrado de Museus, Acervo e Patrimônio Cultural (SIMAP-UFRJ). Atua principalmente nos seguintes temas: Museologia, Museografia, Conservação, Patrimônio Natural (com ênfase em Patrimônio Geológico e Geoconservação) e Museus Acessíveis.
Currículo Lattes




Prof. Dr. José da Silva Dias ( UNIRIO)
Possui graduaçãoo em Cenografia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Mestrado e Doutorado pela Universidade de São Paulo. Diretor de Arte e Cenógrafo, começou sua carreira no teatro em 1970 como assistente de Pernambuco de Oliveira. Desde então, já participou de mais de 390 espetáculos teatrais no Brasil e no exterior, tendo realizado em 2009 uma grande exposição individual de sua trajetória artística, na Caixa Cultural de São Paulo e em 2010 na do Rio de Janeiro. Na área de exposições, foi responsável por mais de 20 projetos expográficos, que circularam pelo país. Em mais de 40 anos de carreira profissional já foi premiado e laureado cerca de 20 vezes, tendo mais de 50 indicações. É autor do livro Teatros do Rio do Século XVIII ao XX, lançado em 2013 pela Funarte. Professor Titular da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro e ainda atuante na graduação, nas área de Teatro e de Pós-graduação em nível de Mestrado e Doutorado na área de Teatro. Professor Visitante, em 2002 e 2003, da Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal (ESEC). Professor Visitante, em 2005, da Escola Sul Americana de Cinema e Televisão, Faculdade de Artes, Secretária da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná. Além do teatro, cinema e televisão, iniciou o trabalho de Consultor Técnico para construções, reformas e adaptações de edifícios teatrais, a convite do ainda Instituto Nacional de Artes Cênicas, mais tarde incorporado à Funarte. Foi responsável por Consultoria Técnica em projetos para mais de 90 teatros em todo o Brasil. Foi responsável no Rio de Janeiro pelos projetos de reformas de algumas das mais importantes Casas de Espetáculos do país, como o Theatro Municipal, Oi Casa Grande, Centro Cultural João Nogueira, Teatro João Caetano, Teatro Villa Lobos, entre outros.
Credenciado para mestrado.
Currículo Lattes




Profa. Dra. Lena Vania Ribeiro Pinheiro (IBICT – UFRJ)
Possui bacharelado em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Pará - UFPA (1966), onde Iniciou sua vida acadêmica como professora de História da Arte do Departamento de Letras e Artes dessa Universidade; Doutora em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ (1997), mestre em Ciência da Informação pela mesma Universidade, em convênio com o IBICT e especialista em Redes de Bibliotecas pela USP. Atualmente, já aposentada, continua exercendo atividades de pesquisa e ensino no IBICT, como professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, no qual exerce essas funções há mais de 25 anos. Na pesquisa atua nos Grupos de Pesquisa de Comunicação e Divulgação Científicas (líder) e no de Teoria, Epistemologia e Interdisciplinaridade da Ciência da Informação (líder). Tem experiência em tecnologias da informação e da comunicação-TICs, Bibliometria / Informetria (indicadores de C,T&I) e Inteligência Competitiva. Foi professora do Mestrado em Educação da UFRJ (2002/2003) e uma das fundadoras e professoras do Mestrado em Memória Social e Documento (1988/1993), da UNIRIO, onde atualmente é professora convidada do primeiro programa em Museologia e Patrimônio (Mestrado e Doutorado), no Brasil. De 2006 a 2013 foi coordenadora do portal de divulgação científica do IBICT, Canal Ciência. De agosto de 2011 a agosto de 2014 foi representante em Ciência da Informação do Comitê de Assessoramento do CNPq. É bolsita de produtividade 1B do CNPq.
Credenciada para mestrado e doutorado.
Currículo Lattes




Prof. Dr. Nilson Alves de Moraes (UNIRIO)
Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestrado em Sociologia e Antropologia Universidade Federal do Rio de Janeiro, doutorado em Ciências Sociais pela Pontiícia Universidade Católoca de São Paulo. Pós-doutorado pelo Centro de Estudos Latino Americano da Universidade de Varsóvia (2002). Atualmente é coordenador do GT-COM da ABRASCO, membro do CEBELA e professor titular da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Sociologia, atua principalmente nos seguintes temas: comunicação, memória social, análise do discurso, instituições de saúde e de cultura. Orientou vinte e três alunos em cursos de pós-graduação, possui cinco livros e vinte e dois artigos publicados.
Credenciado para mestrado e doutorado.
Currículo Lattes




Profa. Dra. Priscila de Siqueira Kuperman (ECO/UFRJ)
Possui graduação em Sociologia e Política pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Mestrado em Comunicação Social pela Université Catholique de Louvain, Bélgica, Doutora pela ECO, UFRJ (1994). É Professora Associada nível 4 da Escola de Comunicação da UFRJ e professora Colaboradora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio (UNIRIO/MAST). Projetos em andamento: COMUNIDADES IMAGINADAS - CULTURA, IDENTIDADE E PATRIMÔNIO SIMBÓLICO , na linha Comunicação e Patrimônio : patrimonialização como ressonância cultural ; universo simbólico das tradições como patrimônio imaterial das sociedades - PPG-PMUS, UNIRIO/MAST.
Credenciada para mestrado e doutorado.
Currículo Lattes


Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - Unirio   |   Av. Pasteur, 458, Urca - Prédio do CCH, sala 410, Rio de Janeiro, RJ. CEP.: 22290-240